Olá logístico, tudo bem? ✌️ Seja muito bem-vindo a nossa plataforma de aprendizado, discussão e carreira na área da logística! Hoje vamos aprender sobre a separação de pedidos(picking).
A separação de pedidos é uma das mais importantes etapas dentro do processo do ciclo do pedido. Este processo está diretamente relacionado a satisfação dos clientes, além de ser uma parcela considerável dos custos logísticos.
Neste artigo, vamos entender o que significa separação de pedidos (picking), saber sua importância para a logística, seus tipos e como aumentar a eficácia do processo. Boa leitura! 📰
Sumário

O que é separação de pedidos (picking)?
Tipos de separação de pedidos (picking)
Como melhorar a eficácia do processo?
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O que é separação de pedidos (picking)?
O processo de separação de pedidos, conhecido como picking, trata-se do processo de separar os produtos estocados em um armazém, para a distribuição aos seus clientes, considerando todas as características do pedido. Esse processo, aparentemente, pode parecer simples, mas é considerado por especialistas como um dos mais críticos dentro da logística.
Dentro do ciclo do pedido, o processo de picking é feito após o recebimento dos pedidos por parte dos clientes. A complexidade, ou mesmo criticidade do processo, está no fato de que ela é diretamente ligada a satisfação dos clientes.
Separar os pedidos de forma incorreta, ou mesmo gerar atrasos no processo podem ter impactos negativos a empresa. Desse modo, a separação deve ser cuidadosa, ágil e conforme a solicitação do cliente, para ser um diferencial competitivo da empresa.
A atividade é caracterizada por uma grande intensidade de trabalho manual, o que impacta os custos logísticos e os níveis de serviço.
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Como é feito o processo de picking?
O processo de separação de pedidos é diferente para cada empresa, devido ao fato de que as características e infraestrutura de cada organização são diferentes. Logo, cada empresa adota o seu procedimento operacional para o processo de picking. Entretanto, em geral o processo funciona da seguinte maneira:
🔹 1° passo: O operador logístico recebe o picking list, contendo uma listagem de todos os itens solicitados pelo cliente, as respectivas quantidades e especificações.
🔹 2° Passo: Os volumes pequenos são coletados de forma manual e direcionados para uma área de preparação e expedição. Já os itens maiores são identificados dentro do estoque para que os equipamentos de movimentação possam fazer o seu manuseio.
🔹 3° Passo: Após todos os produtos estarem separados é necessário realizar os últimos procedimentos de proteção e embalagens. É importante disponibilizar todas as informações necessárias sobre o manuseio do produto tanto para os responsáveis pelo transporte, como para os clientes.
🔹 4° Passo: Emitir os documentos necessários para o transporte dos produtos. Após a realização destas etapas, o produto está pronto para ser expedido até o seu destino.
Tipos de separação de pedidos (picking)
A escolha de qual estratégia é a melhor para a empresa precisa considerar diversos aspectos, como o perfil dos pedidos, o volume de vendas, a quantidade de colaboradores, os recursos disponíveis (empilhadeiras, paleteiras e esteiras, por exemplo). Isso quer dizer que, antes de mais nada, é preciso conhecer bem a sua operação, os modelos de sistemas de picking, e, só então, identificar qual deles é mais compatível com o seu modelo de negócio. A separação de pedidos são classificadas em quatro diferentes classes, sendo elas:
🔹 Picking discreto – Nesta classificação, o operador logístico é responsável pela separação de um único pedido. Sendo assim, ele deve identificar todos os produtos dentro do armazém e separa-los para sua expedição. É um processo de pickingmuito utilizado para estoques pequenos e pequenas quantidades de pedidos.
🔹 Picking por lote – Neste modelo de separação, os pedidos vão sendo separados em uma área específica em diferentes lotes. Desse modo, os operadores logísticos são responsáveis pela separação dos itens dentro do armazém de modo que vão completando os lotes. Quando um lote é finalizado, é feito a sua distribuição.
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🔹 Picking por zona – Esta classificação de picking é utilizada principalmente para grandes armazéns. Nesse sentido, o armazém é dividido em zonas, com o objetivo de facilitar a operação. Então, cada operador logístico é responsável por uma zona e então faz as separações dos itens dentro de sua área de controle. Os produtos são enviados para uma área de consolidação, onde é feito a separação conforme os pedidos.
🔹 Picking por onda – Diferente do picking discreto, onde é separado um pedido por vez, no picking por onda um mesmo operador logístico é responsável pela separação de dois ou mais pedidos ao mesmo tempo. O operador faz um único trajeto pelo armazém, conhecido como onda, de forma a recolher os itens de todos os pedidos. Após o recolhimento dos produtos é feito a separação por pedido na área de consolidação.
Como melhorar a eficácia do processo?
Destacamos três pontos específicos que podem aumentar bastante a eficácia do processo de picking.
🔹 Capacitação da equipe – O primeiro ponto de destaque é a capacitação da equipe responsável pela operação. Como apresentamos, o processo de separação de pedidos está diretamente relacionado a satisfação dos clientes. Para garantir a satisfação dos clientes é necessário a separação dos produtos conforme as especificações, que sejam protegidos corretamente e que atendam o prazo estabelecido. Uma equipe bem treinada, consciente de sua responsabilidade é o grande diferencial para alcançar resultados significativos.
🔹 Automação e tecnologia – A automação é o passo inicial para que haja maior agilidade no processo de separação de pedidos. A inclusão de equipamentos e instalações automatizadas no armazém torna o processo mais dinâmico, produtivo e seguro. A tecnologia é outro ponto de destaque para o processo. Armazéns com sistemas de gerenciamento específicos, conhecidos como WMS (warehouse management system), obtém mais agilidade e confiabilidade no processo.
🔹 Reduzir o uso de documentos físicos – Quem pretende crescer e alavancar seu negócio, deve ter uma mentalidade voltada para a digitalização e a tecnologia. A utilização de formulários e documentos manuais aumentam a chance de erros e atrasam o processo. Então, é muito recomendável diminuir a utilização de documentos físicos, optando por digitalizações a fim de aumentar a eficiência.
Enfim, gostou do artigo e quer saber mais sobre a separação de pedidos (picking)? Deixe sua dúvida, comentário, sugestão ou crítica em nossos canais de comunicação!